PUBLICIDADE

Gilson dos Anjos, R$ 3 mil e uma pergunta que a Polícia Federal terá de responder

O domingo eleitoral ganhou um capítulo delicado na Barra dos Coqueiros. Gilson dos Anjos, candidato a deputado estadual e ex-prefeito do município, foi conduzido à Polícia Federal após ser abordado com R$ 3 mil em espécie. A suspeita inicial envolve possível compra de votos, mas é preciso frear a condenação antes da investigação. Dinheiro vivo em dia de eleição chama atenção, claro, mas nota de cinquenta ainda não vem com legenda dizendo “sou prova de crime”. A investigação é que terá de explicar a origem, a destinação e o contexto desse valor.

Se ficar comprovado que houve oferta, promessa ou entrega de dinheiro ou vantagem em troca de voto ou abstenção, o caso pode ser enquadrado no artigo 299 do Código Eleitoral. A norma pune corrupção eleitoral, mas exige finalidade específica de influenciar o voto. Isso é fundamental porque a simples posse de dinheiro, mesmo em dia de eleição, não basta por si só para caracterizar o crime. Suspeita abre investigação. Prova sustenta acusação.

Também existe a possibilidade de análise pelo artigo 41-A da Lei das Eleições, que trata da captação ilícita de sufrágio. Nesse caso, é necessário demonstrar que houve oferta, promessa ou entrega de vantagem pessoal ao eleitor com objetivo de obter seu voto. A Justiça Eleitoral exige prova segura da conduta e do vínculo com a candidatura. Traduzindo para o português da rua: dinheiro perto de campanha levanta sobrancelha; dinheiro entregue em troca de voto muda completamente a conversa.

Agora vem a parte menos cinematográfica e mais importante: ouvir Gilson, verificar origem e destino do dinheiro, analisar testemunhos, mensagens, listas e eventual material apreendido. Até que apareça prova ligando o valor à compra de votos, o caso permanece no campo da suspeita. Em eleição, boato corre de moto; prova ainda precisa caminhar de processo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *