Há sobrenomes que abrem portas. Há outros que abrem expectativas. Marcos Franco chega novamente ao cenário eleitoral carregando um dos nomes mais tradicionais da política sergipana, mas sabe que, em 2026, o eleitor não entrega mandato por herança. Entrega por confiança. E confiança, como voto, precisa ser conquistada todos os dias.
Depois de dois mandatos como deputado estadual, de comandar a Secretaria de Estado do Turismo e de passar um longo período distante das urnas, Marcos tenta agora um novo desafio: uma cadeira na Câmara dos Deputados. A aposta é transformar experiência, relações políticas e conhecimento da administração pública em um projeto voltado para Brasília, tendo o turismo como principal bandeira, mas sem deixar de falar de indústria, geração de emprego, segurança pública, saúde e educação.
Ao longo desta entrevista, Marcos Franco responde perguntas sobre o peso do sobrenome Franco, a reconstrução de sua trajetória política, o tempo em que esteve afastado das disputas eleitorais, a confiança que diz ter construído ao longo da vida pública e a relação que pretende manter com o governador Fábio Mitidieri. Também fala sobre juventude, desenvolvimento econômico e sobre o desafio de convencer um eleitor que hoje é muito mais exigente, conectado e menos disposto a votar apenas pela tradição.
Em uma conversa leve, direta e, em alguns momentos, bem-humorada, Marcos Franco procura mostrar que pretende voltar à política não apenas pela história de sua família, mas pela convicção de que ainda pode contribuir com Sergipe. Cabe agora ao eleitor decidir se esse retorno representa a renovação de uma liderança experiente ou a retomada de um ciclo político que busca escrever um novo capítulo em Brasília.
PORTAL FAUSTO LEITE – Marcos Franco, o senhor já foi deputado estadual por dois mandatos, já ocupou espaço importante na Assembleia e também passou pela Secretaria de Turismo. Por que agora quer trocar Sergipe por Brasília e disputar uma vaga de deputado federal?
Marcos Franco – Essa escolha poderia ter sido feita antes, mas eu sempre entendi que há tempo para tudo. Minhas escolhas sempre levaram em conta minha família, meus negócios e as relações que tenho com a política. A história dos nossos representantes em Brasília mostra que a trajetória deles começa sempre com mandatos no Estado, seja como vereador ou prefeito, secretário, seja como deputado estadual. O pontapé inicial para essa decisão veio no momento em que tive o apoio da minha família, que tem tradição política em Sergipe.
PORTAL FAUSTO LEITE – O senhor carrega um sobrenome histórico na política sergipana. Mas, além da tradição da família Franco, qual é o projeto novo que Marcos Franco apresenta ao eleitor em 2026?
Marcos Franco – A base do meu programa de trabalho será, sem dúvida, o turismo sergipano. Minha passagem pela Secretaria de Estado do Turismo, que foi bem avaliada, e é bom frisar que atuei com uma equipe excelente, permitirá que meu mandato contribua com a chegada de mais recursos para o Governo do Estado e para as prefeituras, além de projetos que vão estimular a atração de mais turistas, a melhoria da infra-estrutura em áreas de potencial turístico. Minha gestão na pasta garantiu a criação de laços com entidades e órgãos importantes do setor e acredito que poderei contribuir ainda mais. A pasta, é bom frisar, permanece apresentando bons resultados. Outras áreas que darei atenção são a indústria sergipana, que precisa de incentivos e uma carga tributária menor, qualificar ainda mais a segurança pública em Sergipe, considerada a melhor do Nordeste, além da saúde e da educação.
PORTAL FAUSTO LEITE – Na Secretaria de Turismo o senhor defendeu Sergipe como destino, emprego e desenvolvimento. Na Câmara Federal, qual seria sua prioridade: turismo, infra-estrutura, geração de emprego, indústria, cultura ou outra pauta?
Marcos Franco– Como disse antes, o turismo e a indústria serão os alicerces, mas outras áreas terão atenção, como cultura, o artesanato, esportes, que geram emprego e renda e contribuem na ampliação e melhoria dos atrativos turísticos. Nosso artesanato é rico e variado, nossos festejos juninos são conhecidos nacionalmente. As quadrilhas juninas de Sergipe são reconhecidas em todo o país, então é possível perceber que essas áreas estão interligadas ao turismo. Veja que os festejos juninos em Sergipe alcançaram um profissionalismo impressionante. No Arraiá da Orla há até um espaço de acolhimento para catadores de reciclagem, essa atividade importante que gera renda.
PORTAL FAUSTO LEITE – Deputado federal precisa trazer recursos, abrir portas em Brasília e defender o Estado na hora do orçamento. Que compromisso concreto o senhor assume com Sergipe para não ser apenas mais um nome bonito na placa do gabinete?
Marcos Franco – Ter o nome numa placa num gabinete do Congresso é de fato motivo de orgulho, mas se não contribuir com o desenvolvimento de Sergipe de nada adianta. Gosto de montar equipes de auxiliares com capacidade de produzir resultados, capacidade de criar projetos que sejam bem sucedidos e é isso que farei em Brasília, buscar mais recursos, fortalecer a base de apoio do governo garantindo maior participação de Sergipe na partilha do Orçamento.
PORTAL FAUSTO LEITE – O senhor ficou muitos anos fora de uma disputa eleitoral direta. Como pretende reconquistar o eleitor que lembra do deputado Marcos Franco, mas hoje quer saber quem é o Marcos Franco do presente?
Marcos Franco – Deixei uma marca quando fui deputado estadual. Além do eleitor que está mais ligado na política, busco também os jovens que estão entre os eleitores que não têm decisão tomada, esse percentual que não decidiu ainda por um candidato. Essa geração é o futuro e a obrigação de quem está na cadeira de deputado, seja em Sergipe ou em Brasília, é produzir ações públicas voltadas para a juventude. Gosto de conversar com os jovens, escutar, e essa escuta é importante.
PORTAL FAUSTO LEITE – O PSB quer se reorganizar e voltar a ter força. Sua candidatura é um projeto pessoal, um projeto da família Franco ou uma tentativa de reconstrução do PSB em Sergipe?
Marcos Franco – O PSB é uma sigla forte, elegeu três governadores e 312 prefeitos em todo país nas últimas eleições. Isso representa um aumento de mais de vinte por cento em relação à eleição anterior. Em Sergipe vamos fortalecer o PSB, liderado pelo vice-governador Zezinho Sobral, ampliar o número de prefeitos e vereadores. E teremos um deputado federal ou dois, pois temos grande possibilidade de eleger um segundo deputado.
PORTAL FAUSTO LEITE – A disputa para deputado federal é dura: são poucas vagas, muitos nomes fortes e muita gente prometendo o mundo. O que diferencia Marcos Franco dos outros pré-candidatos que também querem representar Sergipe em Brasília?
Marcos Franco – O meu pai, o empresário e ex-deputado federal Antônio Carlos Franco, e meu avô, ex-governador Augusto Franco, foram políticos conhecidos pela palavra dada e sempre cumprida. A maior riqueza de um homem é a credibilidade, eu não sei prometer, eu sei cumprir, isso herdei do meu pai, conhecido como homem de palavra, não precisava assinar nada. Minhas relações com lideranças no estado, e com quem me conhece, são pautadas também dessa forma. Como meu pai, para mim é sim, sim, não, não.
PORTAL FAUSTO LEITE – E como será sua relação com o governador Fábio Mitidieri, caso seja eleito para o Congresso, e ele reeleito para um segundo mandato?
Marcos Franco – Como eu fiz na Assembleia Legislativa, será um mandato com a participação popular, sempre fazendo o bem sem olhar a quem. Sou um homem de grupo, e minha relação com Fábio sempre foi pautada pela amizade e confiança. Ele confiou em mim para comandar o turismo e eu respondi à altura, com recorde atrás de recorde na chegada de turistas, na ocupação da hotelaria e principalmente no aumento de passageiros no Aeroporto de Aracaju. Foi uma gestão que levou Sergipe para as principais feiras de turismo do país e do exterior. Em Brasília o governo de Sergipe terá um aliado forte. Nosso mandato será voltado para garantir que Sergipe seja um modelo para outros Estados.




