A política nacional já entrou oficialmente no modo pré-eleitoral, e Sergipe sente cada vibração desse terremoto antes mesmo de ele ganhar nome definitivo. O caso Tarcísio de Freitas é o melhor exemplo disso. Ele não é apenas um possível candidato. Ele é o ponto de tensão entre empresários, bolsonarismo, centro-direita e os palanques estaduais que precisam se reorganizar antes de 2026 chegar com força total.
No plano nacional, o movimento mais relevante das últimas semanas não foi uma fala, uma pesquisa ou um discurso. Foi o gesto. Ronaldo Caiado se filiar ao PSD de Gilberto Kassab muda o eixo do jogo. Não é detalhe. É rearranjo estrutural. Caiado passa a dividir espaço com Ratinho Jr. e Eduardo Leite como alternativa real para um eleitorado que rejeita Lula, mas também não se sente confortável com a radicalização bolsonarista. Isso empurra Tarcísio de Freitas ainda mais para a condição de incógnita calculada.
Kassab nunca escondeu que via em Tarcísio seu nome ideal. O detalhe é que Kassab não costuma apostar alto sem cálculo frio. Ao turbinar o PSD com Caiado, ele sinaliza que o cenário de Tarcísio candidato depende hoje menos de vontade própria e mais de um aval que não está nas mãos do governador paulista. Depende da família Bolsonaro. Depende de Flávio Bolsonaro. Depende de Jair Bolsonaro. E essa dependência, longe de fortalecer, paralisa.
Quando trazemos isso para Sergipe, o impacto é direto e profundo. Aqui, o PSD tem dono político claro: Fábio Mitidieri. E Fábio já deixou pública sua posição. Apoia Lula. Sustenta o governo federal. Dialoga abertamente com Rogério Carvalho e Márcio Macedo. Não há ambiguidade. Isso significa que, se o PSD nacional caminhar para uma candidatura Caiado, Sergipe viverá um descompasso entre a direção nacional e o comando estadual. Um partido com discurso nacional de centro-direita e prática local alinhada ao lulismo.
Esse desencaixe não é trivial. Ele mexe com palanque, discurso e coerência. Fábio Mitidieri governa com pragmatismo, olha para Brasília com foco em governabilidade e recursos. Seu apoio a Lula é institucional e estratégico. Não há sinal, até agora, de mudança nesse rumo. Isso coloca o PSD sergipano numa posição peculiar: forte localmente, mas desalinhado com uma eventual guinada nacional.
Do outro lado do tabuleiro está Rodrigo Valadares. Aqui não há dúvida. Rodrigo já disse, repetiu e reafirmou: seu candidato à Presidência é Flávio Bolsonaro. O PL em Sergipe fecha questão. Não há plano B, não há meio-termo, não há flerte com Tarcísio ou Caiado. É Bolsonaro raiz, com nome e sobrenome. Isso dá clareza, mas também limita alianças. Em um cenário com três palanques de direita no Estado, Rodrigo tende a ocupar o campo mais ideológico e mais fiel ao bolsonarismo.
E onde entram Emília Corrêa, Edvan Amorim e Valmir de Francisquinho nesse cenário? Entram como pragmáticos atentos. O grupo dos Amorim nunca foi refém de dogma. Observa, mede, testa vento e só depois ancora o barco. Até aqui, não há declaração pública fechada sobre Tarcísio, Caiado ou Flávio. O que há é cautela. Emília mantém discurso de oposição ao governo federal, mas sem amarrar o palanque. Edvan trabalha bastidores. Valmir observa com paciência estratégica, consciente de que escolher cedo demais pode custar caro.
Se Tarcísio se lançasse, haveria espaço para esse grupo dialogar. Mas o problema é justamente a indefinição. Tarcísio promete lealdade a Flávio e, ao mesmo tempo, é empurrado por empresários para ser alternativa a ele. Essa ambiguidade nacional gera paralisia local. Ninguém quer subir num palanque que pode ser desmontado no meio da campanha.
Enquanto isso, Lula joga com a vantagem da máquina, da previsibilidade e da clareza. Rogério Carvalho é seu representante natural em Sergipe. Márcio Macedo é a ponte direta com o Planalto. O lulismo tem um palanque sólido, coeso mas com um grande ruído interno. Pode não ser majoritário, mas é organizado. E, em política, organização costuma compensar desgaste.
O que se desenha, portanto, é um cenário sergipano com quatro forças simultâneas. Um palanque lulista organizado. Um palanque bolsonarista fiel com Rodrigo Valadares. Um PSD forte localmente, mas tensionado nacionalmente. E uma oposição pragmática observando o melhor momento para decidir.
Minha leitura é direta: enquanto Tarcísio não rompe a hesitação, ele continuará sendo mais um termômetro do que um candidato. Isso enfraquece sua influência nos Estados. Sergipe não tende a esperar indefinidamente. Palanques precisam de definição, discurso claro e comando firme. A direita fragmentada corre o risco de se anular sozinha enquanto a esquerda, mesmo desgastada, avança organizada.
Se Tarcísio quiser existir politicamente em 2026, terá que decidir entre ser herdeiro ou protagonista. Enquanto não decide, Caiado cresce, Ratinho se movimenta, Flávio ocupa espaço e Lula agradece o vácuo. A política não perdoa demora. E Sergipe, como sempre, vai escolher não quem hesita, mas quem chega com projeto claro, palanque montado e discurso afinado com a realidade local.




